Autoconhecimento e Traços de Caráter: O corpo explica a mente?

Tanto a estrutura genética quanto a configuração física do corpo desempenham papéis cruciais na determinação de traços comportamentais e emocionais. Além disso, examinaremos a aplicação atual desse conhecimento por meio do método ‘O Corpo Explica’. Aquela dor que te faz sentir-se moída por dentro e te joga no fundo de um poço horrível... A dor da traição, a sensação de ser trocada por outra pessoa, de ser excluída de uma relação ou de um círculo social. A soma dos percentuais totaliza 100% e esses índices variam de pessoa para pessoa a depender do formato físico das seis partes do corpo analisadas durante o processo de análise corporal. Esse desenvolvimento e conexão neural ocorrem de maneira única em cada pessoa, influenciando tanto a forma física do corpo quanto o padrão de funcionamento da mente durante a formação dos traços de caráter. De acordo com especialistas, o formato do corpo e suas expressões podem revelar traços de caráter.

Traços de caráter podem mudar ao longo da vida?


Em seguida é feita a verificação das características do tronco, do quadril e das pernas, tanto de frente quanto de lado e de costas. Por fim, começa o chamado “show de mágica”, que é quando o analista explica para o cliente, em detalhes, como sua mente funciona a partir da análise do formato de seu corpo. Outra qualidade de alguém com traço de caráter oral predominante é a habilidade na comunicação. No recurso, essa pessoa consegue expressar suas necessidades e estabelecer limites claros para o bom funcionamento de seus relacionamentos. Uma pessoa com traço de caráter oral na dor pode se deixar tomar pela insegurança enquanto estiver em um ambiente onde não se sente à vontade para se expressar.

Traços de caráter: análise bioenergética

No Brasil, aprendemos como oral da falta sendo mais magro e oral do excesso, mais cheio. O mundo de alguém com predominância do traço de caráter oral é um mundo muito emocional, sensível. A coluna cervical leva ramificações nervosas para os braços, pescoço, boca, e, com isso, o bebê vai ganhar muitas novas sensações e aprendizados. Esse traço se forma ao longo do processo de mielinização do sistema nervoso do traço oral que constroi o nosso sistema nervoso. O traço de caráter oral está relacionado ao nosso cérebro emocional, o sistema límbico. A relação entre a forma do corpo, o temperamento e o caráter de uma pessoa é um campo fascinante que destaca a complexa interação entre hereditariedade e experiências de vida na formação da personalidade humana.

Como se formam os Traços de Caráter

Se você quiser saber mais sobre o traço de caráter oral, é só clicar neste link que você terá acesso a um artigo completo. Essa criança se sente traída, excluída, porque a mãe fala para o menino que ele é a vida dela, que ele é o príncipe da mamãe, mas quando chega a noite ela dá um beijinho nele e vai dormir com papai. Agora é hora de falar do caráter rígido, que é quando a mielinização da medula termina e vai trazer novas ramificações nervosas para a região genital. É nessa hora que o caráter masoquista sente a dor da humilhação. A criança faz nas calças porque ainda não tem estrutura nem física, nem neural, para controlar. Como alguém sempre briga com ela, por mais que seja com a intenção de educar, de ensinar, a criança acaba se sentindo humilhada.

Traço de caráter Oral


Ele oferece uma compreensão dos traços de caráter e como eles afetam o comportamento, visando capacitar terapeutas a ajudar as pessoas a perceber seu funcionamento e buscar mudanças. No entanto, é um curso de curta duração (20 horas) e serve como uma introdução básica. Para um conhecimento mais profundo e certificação como terapeuta ou psicoterapeuta corporal, é recomendado o curso de Especialização em Psicologia Corporal. Aqui a gente entra mais a fundo na teoria de Wilhelm Reich sobre os traços de caracteres. Esse psicanalista, contemporâneo de Freud, percebeu que as pessoas com formatos corporais similares tinham formas de pensar, sentir e agir similares.

Traços de caráter: o formato do seu corpo revela quem você é


Essa psicopatia não é aquela pessoa que mata a sangue frio que a gente vê nos filmes. O masoquista não é aquele que gosta de sentir dor no nível patológico, esse é só nome que o Reich deu para cada traço. Os Cinco Traços de Caráter são definições características que fazem uma pessoa ter o corpo e mente que tem, definindo como ela interpreta o mundo. A partir dessas observações ele percebeu que existem cinco tipos de mente, que ele chamou de Perfis de Caráter, ou Traços de Caráter. Esses traços formam os cinco tipos de corpo que vemos em cada ser humano. Os rígidos têm corpos mais harmônicos, com formas curvas e níveis de energia bem distribuídos e como esse traço foi formado no momento do surgimento da sexualidade, o corpo do rígido vai ter um quê de sensual, mais atraente. Quando essa nova percepção chega na região genital, por volta dos 4 ou 5 anos de idade, surge a sexualidade na vida da criança.

Caráter psicopata

Na década de 30, no auge das descobertas relacionadas ao universo da mente, Reich iniciou a análise da Estrutura do Caráter. Para ele, as emoções reprimidas se manifestavam no corpo na forma de couraças musculares, tensionamentos que bloqueavam a livre circulação da energia vital (orgone). O trabalho de Reich influenciou profundamente a compreensão da relação entre mente e corpo. Dois exemplos de pessoas com traço de caráter Masoquista predominante são a chanceler Angela Merkel (a esquerda) e a ex-presidente Dilma Rousseff (a direita). traços de carater como saber meu alguma maneira, essa criança aprende que precisa segurar o que tem dentro dela, porque quando sai, ela se sente humilhada.

O que é a análise corporal


Nesse momento, as necessidades do bebê podem ser atendidas em excesso ou, podem ser negligenciadas e não atendidas. Esse método tem como referência os conhecimentos de Wilhelm Reich e Alexander Lowen. Segundo seus criadores, a análise corporal com base nos Cinco Traços de Caráter, é uma ferramenta ideal para o trabalho de profissionais especializados em desenvolvimento e comportamento humano. O método procura desbloquear as couraças musculares, promover a consciência corporal e permitir que as emoções reprimidas sejam expressas e processadas. Esse traço de caráter se forma entre o primeiro ano de vida até por volta dos dois anos e meio. Como falamos, todos os traços são formados por uma dor que, em determinado momento, gera um recurso e um formato equivalente para o corpo. Em contrapartida, se sentir usada porque alguém está ganhando algo às suas custas, precisar esconder o seu progresso ou perceber que perdeu o controle é profundamente angustiante para esse traço.